sexta-feira, 14 de outubro de 2011

EXPLORANDO O AMBIENTE ESCOLAR


Conhecer o ambiente escolar é uma das etapas descritas no projeto “Natureza e o Meio Ambiente”. Realizamos o passeio ao redor da escola, no bairro e na chácara. Agora é hora de explorar os ambientes da escola, como ele é, e quem faz parte dele. 
       Vamos conhecer estes profissionais da educação, nossos colegas, professores, zeladoras, secretária, merendeiras, inspetores, coordenadoras e diretora, desta unidade escolar do período vespertino, e anotar o nome deles.
       Em sala, registrar na lousa e os alunos anotarem no caderno o nome dos mesmos. Assim como, vamos anotar quem faz parte da nossa sala de aula.
Para explorar nossa sala, algumas questões são necessárias, como: quem são os nossos colegas, como eles estão sentados?  Quem senta do lado direito, e do esquerdo, quem está na frente e atrás? Quem está perto da professora e quem está longe? Quem senta perto da porta ou perto das janelas?
Após realizar os questionamentos com os alunos, montamos uma maquete com caixas de remédios vazias. Cada caixa foi encapada com papel sulfite, pelos alunos. Cada qual escreveu seu nome e personalizou a sua caixinha com canetinhas coloridas.
Com as caixinhas prontas, montamos a maquete em cima de uma folha de papelão, onde cada aluno colou a sua caixa no espaço correspondente ao lugar onde está sentado na sala de aula. A maquete ficou exposta na sala de aula para auxiliar os alunos a fixar a sua localização na visualização da mesma.
Ao realizar esta etapa do projeto, teve como objetivo trabalhar orientação espacial, bem como a lateralidade, coordenação motora e trabalho em equipe.

Profª Arlinda Stinghen
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário