Matemática Divertida

Nesta página teremos dicas de atividades e sites relacionado à matemática. Algumas destas atividades são desenvolvidas em sala de aula com os alunos do ensino fundamenal e com a modalidade EJA.

PEGA-PEGA
TABUADA

REGRA:
Idade: a partir de 7 anos
Participantes: 2 a 4

COMPONENTES:
42 cartelas de resultados
1 sorteador
1 disco de números
3 bolinhas
4 tabelas de conferências

PREPARAÇÃO:
·         Encaixe o disco de números no sorteador;
·         Coloque o sorteador no centro da mesa, e forma que todos os jogadores possam ver o resultado;
·         Espalhe as cartelas de resultados em volta do sorteador com os números virados para cima.
O JOGO:
Na sua vez de jogar, coloque as duas bolinhas no sorteador. Depois dê um peteleco nas bolinhas, que irão girar até cada uma parar em uma casa, indicando os dois números sorteados. Todos os participantes devem estar atentos para realizar, mentalmente, a multiplicação destes números. Por exemplo: uma bolinha parou no número 9 e a outra no número 4. Logo, faz-se 9x4=36 ou 4x9=36.
Obs. 1: Se as duas bolinhas pararem, por exemplo, nas duas casas com o número 4, faz-se 4x4, que é igual a 16.

PEGANDO A CARTELA:
Assim que as bolinhas pararem no sorteador, todos ao mesmo tempo, inclusive você, tentarão pegar na mesa a cartela de resultado desta multiplicação. Aquele que pegar a cartela de resultado primeiro deverá colocá-la a sua frente, com a face virada para cima. Se o resultado da multiplicação for igual ao número de uma cartela que já está em poder de um outro jogador, ele perderá esta cartela, que deverá voltar para a mesa. Se a cartela do resultado já estiver em seu poder, você permanecerá com ela, já que foi você quem jogou as bolinhas.
Obs. 2: Se, na sua vex de jogar as bolinhas, uma delas pular para fora do sorteador, você deverá jogar as duas bolinhas novamente.

CONFERINDO RESULTADO:
Para ter certeza de que pegou a cartela correta, confira a resposta no verso. Lá estão todas as multiplicações possíveis para se chegar ao resultado. Exemplo: no verso da cartela com o número 30, você encontrará: 3x10, 10x3, 5x6 e 6x5. A seguir outro jogador deverá jogar as bolinhas, sorteando novos números. O jogo continua desta forma até que um dos jogadores consiga juntar 5 cartelas.

VENCEDOR:
Vence  o jogador que juntar 5 cartelas primeiro.

OPÇÃO DE JOGO (para quem ainda não sabe todas as tabuadas).
Se você ainda não sabe todas as tabuadas, poderá usar a tabela de tabuadas para olhar o resultado antes de procurar a cartela de resposta. Você também poderá jogar usando as cartelas de resultados do lado contrário, ou seja, com as operações viradas para cima. Mas lembre-se: depois de aprender as tabuadas, jogue sem olhar a resposta. O jogo ficará muito mais interessante e divertido!

BOM DIVERTIMENTO!






Sinop, 21 de Outubro de 2011